Com uma localização privilegiada, a 182 quilômetros da capital do Estado e população estimada de aproximadamente 250.000 habitantes, Macaé conta com um aeroporto recém reformado e ampliado, e uma boa infraestrutura de estradas, com ligação direta à BR-101, principal rodovia do país, e agora privatizada. Também conta com ligação direta via ônibus-leito com o aeroporto Tom Jobim (Rio).

Contando com 23 quilômetros de litoral, o clima é quente e úmido na maior parte do ano, com temperaturas que variam entre 18ºC e 30ºC, amplitude térmica considerável, ocasionada pela troca de ventos entre o litoral e a serra, relativamente próximos.

O município está dividido em seis distritos: Sede, Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.

Além de ser reconhecida internacionalmente pelo turismo de negócios, no On e Offshore, Macaé também conquista muitos turistas que procuram momentos de descanso e lazer ao lado da família e amigos.

Macaé é o município com a segunda maior rede hoteleira do Estado, incluindo hotéis de rede nacional e internacional e aconchegantes pousadas.

Sua gastronomia é bastante elogiada e apreciada também em seus festivais de comida gourmet que atraem turistas de todo o país.

Macaé – Um pouco da sua história

Macaé começou a ser povoada no século XVII a pedido do governador geral do Brasil para evitar os contrabandistas que cobiçavam o pau-brasil. O início da colonização aconteceu com a chegada de 200 índios Tamoios na cidade.

Aos poucos, atraídos pela beleza primitiva da paisagem dominada pelo fantástico pico do Frade e por imensas praias e lagoas, os forasteiros começaram a ocupar Macaé e a extrair as riquezas que a rica terra produzia:

Somente em 15 de abril de 1846, a lei provincial nº 364 transforma a Vila São João de Macahé, em cidade.

Neste período, as principais fontes de economia da cidade de Macaé eram o Pau Brasil, as lavouras de cana-de-açúcar, laranja, tomate, café, mandioca, banana, feijão, batata-doce, milho, arroz e abacaxi. A pecuária e a atividade pesqueira também foram bastante desenvolvidas e importantes para o município.

Do Pau Brasil ao Petróleo

No início da década de 1970, Macaé vive um novo momento econômico a partir da descoberta do petróleo na Bacia de Campos, plataforma continental brasileira. Esse fenômeno trouxe um grande impulso à economia local sendo foco de interesse da Petrobras que se instalou no município, bem como outras grandes empresas petrolíferas, fazendo de Macaé uma das cidades que mais contribuem na geração de riquezas do Estado do Rio de Janeiro e a nível nacional.

O Brasil se impulsiona internacionalmente como um dos mais avançados na tecnologia de prospecção em águas profundas e a cidade de Macaé se transforma na principal responsável pela extração de petróleo no país.

Esta expansão culminou no crescimento demográfico acelerado da cidade, passando já de 200 mil habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita ultrapassa os R$ 50 mil. Por conta deste cenário, 10% da sua população é de estrangeiros, além de receber a cada dois anos a Feira Brasil Offshore, terceiro maior evento do setor no mundo.

Da bacia, são extraídos cerca de 80% do petróleo brasileiro e 47% da produção de gás natural do país, motivo este que levou a mídia e especialistas a conferir a Macaé o título de “Capital Nacional do Petróleo”.

Forte herança cultural

Mesmo sendo uma referência no que diz respeito a força de trabalho e tudo o que envolve o desenvolvimento de um município, a cidade tem por trás disso tudo, uma base cultural muito forte.

Na literatura, Macaé lançou escritores importantes como Godofredo Tinoco, Antônio Alvarez Parada, Alberto Figueiredo Pimentel, Henrique de Vasconcellos, Luiz Reid, Agenor Caldas, entre outros.

No segmento de teatro e cinema, Macaé possui forte herança, já que peças teatrais, saraus, cafés e livrarias, viviam lotados. Podemos destacar o Teatro Santa Isabel, que foi inaugurado em 1866 e foi o palco para apresentações únicas, com artistas de renome internacional.

Mais tarde, na década de 30, a construção do Cine Teatro Taboada foi um marco para a cultura local, e se tornou o símbolo da vida cultural macaense entre as décadas de 50 e 60.

Nas artes plásticas, o nome que homenageia as atuais galerias do Centro Macaé de Cultura, é o do pintor Hindemburgo Olive, membro da Academia Macaense de letras. Podemos destacar também o cartunista e ilustrador Álvaro Marins, mais conhecido como Seth.

A música é um campo bem vasto em Macaé. Como destaque, deixamos um espaço para nomes como: Viriato Figueira da Silva, Benedito Lacerda, Dulcilando Pereira

As bandas Nova Aurora, de 1873 e a Lyra dos Conspiradores, de 1882, são ainda hoje grandes referências da tradição da cidade de Macaé. Contavam ainda em outras localidades, como seus representantes, a Banda Furiosa de Glicério e a Inconfidência do Sana.

Turismo: Não dá para explicar, só experimentando

A cidade possui importantes valores arquitetônicos, entre eles, o Solar dos Mellos, a Sociedade Musical Nova Aurora, a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, o Forte Marechal Hermes, o Museu Escola do Legislativo, a Igreja de Sant’Anna e o Castelo Solar Monte Elísio.

Os atrativos Naturais são muitos e recheados de grande beleza e diversidade incluindo diversas praias como a Praia dos Cavaleiros e Praia do Pecado; a lagoa de Imboassica com quiosques, ciclovia e seu maravilhoso pôr do sol, o Arquipélago de Sant´Anna com as ilhas de Sant´Anna, Ilha do Francês e Ilhote Sul.

Além do turismo de Sol e Praia, Macaé conta com o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, o Parque Municipal do Atalaia e o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto que podem ser visitados com agendamento prévio.

A Serra Macaense possui vários atrativos como as refrescantes cachoeiras, o Arraial do Sana, o Pico do Frade, o Peito do Pombo, as Corredeiras do Glicério, a Bicuda Grande e a Bicuda Pequena e tantos outros recantos relaxantes.

Práticas esportivas ao ar livre e outras mais radicais como, surf, windsurfe, rafting, trilhas, ciclismo, escalada, vela, canoagem, stand up paddle, se destacam entre os amantes de esportes e aventuras, que são atraídos pela natureza rica e preservada de Macaé.